sexta-feira, 16 de junho de 2017

São Paulo x Amigos do Irapuá: Quem será o campeão?

Das cinco equipes que sonharam, somente duas restaram com chances de sagrar-se campeão da edição 2017 do Campeonato Varzeano de Futebol de Campo de Miraguaí – Taça Flávio Cristiano Botton. No domingo passado, dois jogos definiram os finalistas da competição que será encerrada neste domingo, 18 de junho, no campo do EC Canarinho, no distrito de Tronqueiras, em Miraguaí. Num jogo que promete tirar o folego, os Amigos do Irapuá buscam o bicampeonato diante da forte representação do São Paulo Futebol Clube.

As semifinais
Dono da melhor campanha da primeira fase, os Amigos do Irapuá definiram o campo da localidade de Tronqueiras como sede na semifinal, e abriram os trabalhos num jogo de tirar o folego contra o EC Dois Pinheiros, que também é do Bairro Irapuá. O primeiro tempo se desenhou tranquilo para os mandantes, que abriram frente em golaços de Mauricio Lito e Moses. A etapa complementar, no entanto, foi de reação dos Dois Pinheiros. Aproveitando-se de falhas do adversário, buscaram a virada com tentos de Negão, Rodrigo Manão e Jair Pacheco, porém, nos minutos finais, Lito voltou a marcar e decretou o 3 a 3. A definição do primeiro finalista foi nas penalidades, onde os Amigos triunfaram por 2 a 0: Moses e Mutante fizeram, enquanto o rival desperdiçou com Manão e Marcos.
O equilíbrio da primeira partida foi refletindo no jogo de fundo, num clássico com duas viradas e provocações. Jogando em casa, mesmo sem ser mandante, o Canarinho iniciou pressionando, mas foi o São Paulo que abriu o placar com Caio Schneider – contando com desvio na marcação. Na comemoração, o atacante colocou a mão no ouvido em gesto provocativo para um dos jogadores adversários, mas a resposta foi imediata e num golaço do meio da rua de Marcus Vinicius, que tomou as dores do companheiro e devolveu a “corneta”. No início do segundo tempo, Diego virou e voltou a pedir silêncio, mas os minutos finais reservaram uma virada épica do São Paulo: Mateus Feller e Laerti Rocha selaram o 3 a 2, e provocações voltaram após o apito final.

Programação da grande final
O domingo será de decisão, mas a Secretária de Esportes irá aproveitar a ocasião para promover uma verdadeira festa esportiva. A sede do Canarinho começará a receber a presença de desportistas na parte de manhã, onde haverá um jogo amistoso e, posteriormente, almoço. De tarde, a bola vai rolar inicialmente para os craques do futuro miraguaiense desfilarem seu futebol, num amistoso da ACEF, marcado para às 13h30. Em seguida, então será dado o pontapé para o jogo principal: às 15h, São Paulo e Amigos do Irapuá entram em campo para definir quem será o grande campeão varzeano de 2017. Após a decisão, a competição será encerrada com cerimonial de premiação aos jogadores.

A final terá campo neutro
Das cinco equipes que disputaram a competição, três sedes foram registradas. O EC Canarinho sediou sua rodada no seu campo, assim como o São Paulo e o Dois Pinheiros. A equipe do São Roque organizou a rodada inaugural no campo do São Paulo, enquanto os Amigos do Irapuá optaram por não utilizar o campo da comunidade do Irapuá, que pertence a Escola Osmar Hermann, mas está sendo cuidado pelo Dois Pinheiros, sendo assim teve como sede o Canarinho. Ainda, o Amigos do Irapuá foi o único a ter sido sede duas vezes – na primeira fase e nas semifinais, por ser o defensor da melhor campanha.
Mesmo que o Amigos do Irapuá sediou seus compromissos no EC Canarinho, um acordo entre organização e finalistas determinou o campo da Canarinho como sede. A ideia é que a final em jogo único acontecesse em campo neutro, e assim ela foi caracterizada, pois ambos os clubes não são da localidade de Tronqueiras.

OS FINALISTAS
São Paulo Futebol Clube
Reativada a menos de três anos, o tradicional clube da comunidade de Linha São Paulo retornou as disputas de competição com pinta de favorito, juntamente com o Canarinho e Amigos do Irapuá – que havia decidido a final da edição 2014, última realizada até então. Ao longo da campanha obteve vitórias sobre os favoritos, duas vezes diante do Canarinho (fase de grupos e semifinal) e no único jogo contra o Amigos do Irapuá, porém demonstrou uma instabilidade no certame perdendo para Dois Pinheiros e São Roque – tropeços que custaram a melhor campanha.
O time treinado pelo técnico Leandro de Souza, o Chicão, tem como principal virtude o entrosamento e compactação de setores. O tricolor joga com os setores muito aproximados, distribuído num bem desenhado 4-2-3-1. A defesa é conhecida por jogar sério, enquanto o meio-campo é a espinha dorsal do time, iniciada pelo capitão Rodrigo Grubert e ligando ao ataque pelo pensador Mateus Feller. Os irmãos Schneider fazem os corredores laterais, enquanto Gedi atua centralizado. No entanto, a força do banco de reserva impressiona, sendo as trocas promovidas por Chicão o principal diferencial pela virada da classificação para a final.
“Vencemos na superação no último jogo, crescemos na hora certa, mas isso já é passado. Estamos muito focados na decisão, temos todos os atletas a disposição e sabemos que será um jogo muito complicado, não vai ser fácil segurar os atacantes deles”, disse o técnico  Chicão, mostrando preocupação com o trio ofensivo rival: Cleiton, Maninho e Lito.
Seguindo a cartilha de sempre ter quatro veteranos em campo, estão confirmados no time titular os acima de 35 anos: Odair, Leandro Bressan, Sandro Petter, Gringo, Jeferson Schneider e Gedi.

Amigos do Irapuá
Atual campeão, o time da comunidade do bairro Irapuá busca o bicampeonato do certame com uma equipe bem diferente da que foi campeã em 2014, sendo que somente dois jogadores que foram titulares na última final deverão ser titular novamente em 2017, mas isso não representa fraqueza. A equipe possui um ataque potente, capaz de marcar 17 gols em apenas cinco jogos, porém mostra instabilidade no setor defensivo: 11 gols sofridos.
Na primeira fase, garantiu a melhor campanha com três vitórias, no entanto o único revés foi justamente para o adversário da final. “Vai ser um jogo muito complicado, estamos desfalcados e enfrentamos a única equipe que nos venceu na competição. Fizemos um bom campeonato, mas respeitamos muito o time do São Paulo, até porque eles são os favoritos”, disse o técnico Pablo Silvio do Santos, o “Jegue”. No entanto, ele reitera que confia no elenco. “Entraremos em campo querendo ser campeão, mas repito que as dificuldades são enormes, mas vamos tentar, nosso time também é qualificado”.
A equipe do Amigos do Irapuá possui como arma o quarteto ofensivo formado por Geber, Maninho, Cleiton e Mauricio Lito, no entanto a forma que vai entrar em campo é uma incógnita, sendo que nem sempre os quatro atuaram junto e para a decisão o time sofreu um desfalque importante: o capitão Nego foi expulso na semifinal e via cumprir suspensão, deixando uma incógnita na escalação, especialmente por se tratar de um dos atletas veteranos. O substituto imediato da lateral direita é o Emir Feller, mas a grandes possibilidades no time iniciar a final com uma equipe jamais testada anteriormente.
Ainda, uma das novidades deve ser o retorno de Juliano Schuh para a zaga, além de Mutante retomar o posto de titular. Entre os jogadores acima de 35 anos, à disposição, mais utilizados na equipe estão Emir Feller, Jair Piché, Marcos Barboza, Junior Alemão, Geber e Rosca.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário