terça-feira, 15 de novembro de 2016

ATLEC se aproxima da semifinal da Copa Noroeste de Futsal

Dois jogos realizados na noite da última sexta-feira marcaram o início da fase mata-mata da Copa Noroeste de Futsal 2016. O estágio chamado de Repescagem ou quartas-de-final coloca frente a frente os segundos colocados de cada grupo diante do terceiro, sendo as equipes de melhores campanha beneficiadas em mandar uma das partidas em seus domínios: caso de São José do Inhacorá nesta série de ida, que fez valer a presença do seu torcedor e derrotou Bom Progresso por 6 a 5. Antes, no jogo de fundo, Três Passos goleou Nova Candelária por 7 a 2.
                Com a vitória, Três Passos e São José do Inhacorá passam a ter a vantagem de jogar pelo empate no jogo de volta, enquanto qualquer derrota leva a disputa para a prorrogação e, posteriormente, se houver empate, aos pênaltis. Os jogos derradeiros ocorrerão na próxima sexta-feira, 18 de novembro, em Três Passos. A ordem dos jogos é invertida da série de ida, o início da rodada é previsto para às 20h30.
                Líderes de seus grupos, Tenente Portela e Boa Vista do Buricá se classificaram diretamente para a semifinal e estão aguardando a definição de seus adversários.

Nova Candelária 2 x 7 Associação Trêspassense de Lazer, Esporte e Cultura (ATLEC)

Técnica x Força física: retrato do primeiro tempo
                A despedida com derrota na primeira fase abalou emocionalmente o time de Três Passos, que aproveitou a pausa na competição para levar à risca a frase que “começara um novo campeonato”. De fato, o estado anímico da equipe visivelmente era outro. Bastaram 16 segundos de bola rolando para Jones desvirginar o placar, elevar a confiança que ainda estava sendo posta em cheque. Não demorou e Marcos Adriano fintou o marcador e quase marcou um golaço, porém foi novamente Jones que balançou as redes: após deixar dois adversários caídos e empurrar de bico para vencer o goleiro Fernando.
                A pressão foi estabelecida, a ATLEC queria ir para o intervalo com o escore dilatado, no entanto a trave impediu o tento de Marcos Adriano, além do goleiro Fernando com três belas intervenções. Acanhada dentro das quatro linhas, a equipe de Nova Candelária se limitava em defender e chutar de longa distância, até que a tática deu certo aos 14 minutos: em belo contra-ataque, Charles arrancou em velocidade e mandou uma “bomba” na gaveta, sem chances para Parede.
                O gol abalou de imediato os trêspassenses, no entanto a posse de bola surgiu como principal trunfo para controlar o ânimo rival e continuar buscando o gol. Guilherme Paraíba desperdiçou duas boas chances, assim como Cristian desperdiçando bom passe de Marcos Adriano, além de dois chutes de longa distância de Parede. O término do primeiro tempo deixou o jogo aberto com sensação de que poderia ter sido mais para Três Passos, mas que também não poderia brincar com a imposição física de Nova Candelária. Tanto que a última finalização foi de Nova Candelária, restando 6 segundos, com Luciano desperdiçando chance clara sem goleiro.

Supremacia técnica para encaminhar o triunfo
                Assim como terminou o primeiro tempo, o segundo começou super alucinante, mas com a técnica tendo supremacia (como pode ser conferido no vídeo, clicando neste link). Com 2:42 minutos Jones fez bela jogada individual e chutou cruzado, o goleiro defendeu e Guilherme mandou o rebote no travessão, tendo o gol aberto. Em menos de um minuto Marcos Adriano desferiu uma pancada da intermediária que foi parar no ângulo cruzado do goleiro Fernando. A resposta foi imediata, a diferença de dois gols durou 20 segundos, pois Rafael voltou a diminuir: 3 a 2.
                Ao contrário do que vem acontecendo durante o certame, o gol não abalou os comandados do técnico Moiso, que passou a explorar também o recurso do goleiro linha Parede. A estratégia embaralhou o sistema defensivo de Nova Candelária, que resistiu três minutos à um “bombardeio”, com mais de dez finalizações, graças ao goleiro Fernando, que não impediu mais uma bela pintura de Marcos Adriano. O camisa 4 recebeu no canto direito, deixou dois marcadores para trás limpando para o meio e chutou forte, no ângulo, sem chances de defesa.
                A ATLEC estava encaixada em quadra, com sua formação inicial e que acumulava chances de gol. Cezar dava sustentação defensiva, Marcos Adriano e Jones desiquilibravam na individualidade, enquanto Paraíba levava vantagem no trabalho de pivô sobre o “beck” Luciano, além de Parede controlando o jogo quando acionado como goleiro-linha. O repertório variado do quinteto surtiu efeito, rendendo um gol que atravessou toda quadra em apenas cinco toques, isso contando a saída de gol com as mãos de Parede acionando seu irmão Marcos Adriano, que dominou e lançou Paraíba, de primeira devolveu para o camisa 4 que novamente  tocou para o pivô, que de primeira ampliou o marcador para 5 a 2.

Valorização do elenco em mais uma goleada
                Transcorrido metade da etapa complementar e com boa vantagem, o técnico Moiso passou a valorizar o grupo e promover mudanças, mas que não diminuíram a intensidade da equipe que acumulava chances de gol. Só Ricardo Risada levou perigo três vezes, sendo que na quarta tentativa presenteou Cristian com um belo passe  para anotar o sexto tento trêspassense. A vitória estava encaminhada, apesar de não haver “hat-trick” – que até então acompanhava os triunfos da ATLEC –, não houve, mas não por falta de tentativa de Jones: que ficou no quase por cinco vezes. Para fechar o escore, um gol da valorização do elenco, Tizio desarmou e partiu em arrancada até ficar cara a cara com o  goleiro, se espichar inteiro e tocar de lado para Daniel, que com o gol escancarado fechou a contagem em 7 a 2.

FICHA TÉCNICA
Data: 11 de novembro
Local: Ginásio de São José do Inhacorá

NOVA CANDELÁRIA: Fernando; Luciano, Rafael, Marquinhos e Charles. Entraram: Jairo, André, Pim e Diego. Técnico: Ademar Henz.

ATLEC: Parede; Cézar Oliveira, Marcos Adriano, Jones e Guilherme Paraíba. Entraram: Ricardo Risada, Cristian, Diego, Daniel, Aldair Brilho, Tizio, Paraguaio e Jonas Rato. Técnico: Leandro Moiso.

Gols: Charles e Rafael (Nova Candelária); Jones e Marcos Adriano [2], Guilherme Paraíba, Cristian e Daniel (ATLEC).

Cartão amarelo: Cézar Oliveira (ATLEC)

ARBITRAGEM
Árbitros: Flávio Dias e Sidinei Rosseto
Cronometrista: Roberto Andreghetti
Anotador: Rafael Lavalhos

FOTOS: LEANDRO CAMILLIO / Esportes em Foco (mais fotos)
Texto: Ed Andreick Moreira Wisniewski / TF/Ass. ATLEC

VÍDEOS (quarto e quinto gol):


Confira a tabela completa e a classificação atualizada da 3ª Copa Noroeste de Futsal

Nenhum comentário:

Postar um comentário