terça-feira, 29 de novembro de 2016

De tirar o folego!

Em virada eletrizante, ATLEC vence jogo de ida da semifinal da Copa Noroeste de Futsal
                O Ginásio Municipal de Três Passos foi palco de dois jogos alucinantes no entrar do último final de semana. Se, na quinta-feira, Bom Progresso mandou seu compromisso derramando garra para vencer Tenente Portela, na sexta a representação de Três Passos apresentou um reportório que só equipes determinadas em ser campeã possuem, e precisam ter para derrotar o poderoso time de Boa Vista do Buricá. Em busca do tricampeonato consecutivo da Copa Noroeste de Futsal, os visitantes amargam um revés de virada por 7 a 4.
                Com a vitória, a Associação Trêspassense de Lazer, Esporte e Cultura (ATLEC) construiu vantagem de jogar por um empate no jogo de volta para obter a classificação a grande decisão da competição, enquanto Boa Vista do Buricá precisa vencer no tempo normal para obrigar a prorrogação, onde novo empate acarreta em disputa por pênaltis. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, 1º de dezembro, às 20h30, em Boa Vista do Buricá.
                A situação dos mandantes é idêntica para o jogo de volta na semifinal, sendo assim Tenente Portela precisa confirmar seu mando de quadra na noite de sexta, dia 2, para ir à prorrogação e tentar a eliminação de Bom Progresso. A partida será no Ginásio de Esportes da Escola Cléia Salete Dalberto, em Tenente Portela.

CRÔNICA
Associação Trêspassense de Lazer, Esporte e Cultura (ATLEC) 7 x 4 CMD Boa Vista do Buricá
Mandantes em ritmo esmagador
                Posse de bola para Boa Vista do Buricá (BVB), árbitro apita e autoriza o início do jogo. Três troca de passes e Marcinho recebe, adianta bola e chuta forte para a defesa de Paredes. Restaram 11 segundos para o craque dos visitantes mostrar que estava interessado em jogo, porém este interesse foi apago pelo ritmo alucinando aplicado pela ATLEC nos minutos iniciais. O primeiro chute dos donos da casa demorou quase 3 minutos para acontecer, mas 7 segundos depois de Jones chutar pra fora, Paredes marcaria um golaço do meio da rua e viu Gabriel fazer seu milagre.
Se com a bola no pé BVB apostava em Marcinho, a fortaleza defensiva estava nas mãos do jovem goleiro de 16 anos. Marcos Adriano foi outro que travou a comemoração por conta do arqueiro. Nas três tentativas inicias a arma foi tentar largar fora do alcance do goleiro, não deu certo, sendo assim com 4 minutos de jogo Guilherme Paraíba fez o contrário: soltou uma bomba no centro do gol, Gabriel defendeu com rebora, que o camisa 5 devolveu com outro foguete, que desta vez morreu no fundo das redes.
                A fome de gol da ATLEC seguia insaciável, os irmãos Marcos Adriano e Paredes não venceram o goleiro, enquanto Jones apostava em seus dribles para chegar na cara do gol, no entanto parava no camisa 1. Então, com 8 minutos, Jones fez diferente e arriscou de longe, de bico e marcou um golaço. Dois gols de vantagem, tudo correndo bem, mas o ritmo alucinante se retingiu a isso na primeira etapa.

BVB empata, e Gabriel torna-se imbatível
                A vantagem de dois gols da ATLEC durou 6 segundos. Os visitantes arrumaram um escanteio pela direita, mas que foi cobrado por cima da zaga e parou no canto esquerdo, na perna canhota de Gustavo e dalí para o ângulo oposto de Paredes. Um golaço do camisa 5, insuficiente para abalar os mandantes, pois que desconcentrou-os foi Gabriel. Não teve insistência de Paraíba, nem bico de Jones que venciam o magricelo de olhos esbugalhados. Chutes fortes e colocados, a queima roupa e de longe, todos tentaram, ninguém mais o venceu no primeiro tempo.  Jones, restando 5m10s, e Marcos Adriano, restando 2m59s, também tiveram oportunidade em tiro-livre, ambos defendidos pela muralha boa-vistense.
                Inegavelmente, a atuação de Gabriel inspirou seus companheiros, também bastantes jovens na sua maioria. O volume de jogo era trêspassense, mas o controle emocional era do time verde. Esperando a hora certa para encaixar um contra-ataque, BVB consagrou seu goleiro e buscou o empate quando o placar eletrônico apontava 3m25s para o término do primeiro tempo: Marcinho roubou bola na defesa e disparou, diminuindo o ritmo somente na hora de servir Cristian livre para igualar.

A virada embalada por Marcinho
                Campeão da Taça RBS do ano passando defendendo a ATLEC, Marcinho Bugio reencontrou a torcida trespassense pela primeira vez na última sexta. Foi bem recebido, apesar do amargo de sua atuação na reta final do primeira metade do jogo. Não bastasse as duas assistências, o camisa 20 sempre levava perigo a defensiva caseira, tanto que obrigara Paredes a fazer grande defesa e também já havia parado na trave em jogada individual. A improvável virada visitante se tornou tão real que foi questão de tempo, e tinha que surgir dos pés dele.
                Em jogada de ataque, Jones foi desarmado e obrigou fazer falta sobre Marcinho na sequência da jogada. Era a 6ª, ou seja, tiro-livre praticamente na marca do pênalti, cobrado com categoria no canto esquerdo de Parede. Restava 1m30s quando ele colocou sua equipe na frente, então passou 28 segundos para sua obra-prima: dominou bola no peito e puxou uma bicicleta de fora da área, o chute não saiu tão forte, mas acabou desviando na defesa e vencendo Paredes. O 4 a 2 foi desenhado de forma brilhante por um craque da região, mas que não esqueceu a história construída no ano interior e se evitou comemorar seus tentos. No primeiro gol braços abertos em sinal de respeito, depois a euforia do golaço fez com que a vibração fosse maior com seus companheiros, mas novamente de forma comedida.
                O último minuto da primeira etapa seria de poucas emoções se Diego não fizesse falta boba em Marcinho, faltando 5segundo para o apito derradeiro. Novo tiro livre para Marcinho, entretanto a finalização foi pra fora e tornou-se vitamina e esperança para seus ex-companheiros na etapa complementar.

Diego e Paraíba reacendem a equipe
                O clima no intervalo foi de cobrança, sadia e que deu certo na volta à quadra. Raça e técnica se aliaram nos jogadores trêspassenses, que não deram chances para Gabriel crescer na etapa complementar. A primeira finalização a gol demorou quase dois minutos pra ocorrer, mas aconteceu do jeito certo. Assim como no jogo anterior, Diego e Paraíba começaram o segundo tempo em ritmo alucinante: com marcação alta, movimentação intensa e triangulações rápidas. Diego para Guilherme, Guilherme para Diego, Diego para o fundo das redes. Um golaço de jogada trabalhada, o empurrão que faltava para o empate.
                A torcida sentiu que os atletas estavam dispostos a mudar o cenário do jogo, passou a apoiar a cada jogada e comemorou o empate aos 4 minutos: Jones desarmou e achou Diego, como bom parceiro que é devolveu a assistência para o camisa 5 marcar pela segunda vez. Gol de Paraíba, empate em 4 a 4 e a certeza que a virada era questão de tempo.

Jones brilha, Paredes salva e Cézar põe fim ao drama
                A período final foi alucinante, tanto que é difícil até de resumir. Marcos Adriano não apareceu com golaços como costuma fazer, suas tentativas ofensivas não foram tão efetivas, mas seu “sumiço” no ataque teve uma razão: Marcinho. O camisa 4 chamou a responsabilidade em vigiar o craque rival no segundo tempo, deu certo, tão certo que Jones obrigou-se a crescer individualmente, redimir do erro do primeiro tempo e liderar a virada da ATLEC. Teve golaço, teve dribles desconcertante, assistência e “hat-trick”.
                O camisa 7 virou quando faltava 11m50s para o término do jogo. No canto direito ele passou pelo marcador e chutou forte, no ângulo esquerdo de Gabriel. Um golaço, o segundo da noite. Seu “hat-trick” no entanto saiu de maneira mais simples, aproveitando falha de Luquinhas e tendo o trabalho de empurrar a bola pros fundo do barbante.
                Dois gols de vantagem, porém mais dez minutos de bola para rolar. A ATLEC passou a concentrar suas atenções na defesa,  apostando em Cristian para cavar um tiro-livre, o camisa 20 quase ampliou o placar, contribuiu para “segurar o ímpeto” de um adversário repleto de jogadores amarelos, mas deu lugar a Markinhos entrar para dar maior sustentação defensiva. Enquanto isso Ricardo, Diego e Paraíba se revezavam na movimentação intensa. Mais uma vez o técnico Moiso comprovava a força do seu grupo, e se lamentava pelos contra-ataques desperdiçados, especialmente quando Marcos Adriano fez bela jogada individual e mandou pro arco sem goleiro, a bola não entrou porque Gustavo se espichou inteiro e de carrinho evitou um golaço aos 18 minutos.
                A jogada individual do camisa 4 rendeu em um escanteio. Cézar havia entrado minutos antes em quadra para auxiliar a defesa em conter um rival utilizando “goleiro-linha”, no entanto o fixo se aventurou ao ataque e de cabeça, no escanteio cobrado perfeitamente por Jones deu número finais ao jogo: 7 a 4, isso porque Paredes impediu que os visitantes reagissem. Se no primeiro tempo todos se apavoraram com a atuação de um jovem goleiro, na etapa complementar o sentimento foi de admiração a um veterano que está mostrando ser como vinho a cada defesa comemorada como gol pela torcida presente nas arquibancadas.
                Em um jogo tido por muitos como o mais aguardado do certame, a expectativa se justificou com duas equipes extremamente técnicas e dispostas a conseguir acesso numa final, jogando futsal de alto nível e protagonizando um espetáculo digno de aplausos. No encontro de ida venceu o dono da casa, uma vitória de todos, especialmente da torcida que abraçou a causa, mas que sabe que nada está ganho, afinal o jogo de volta é em Boa Vista do Buricá. Alguma certeza? Sim, na quinta podemos esperar tudo, menos um jogo fraco. Quanta ansiedade, haja unha para roer.

FICHA TÉCNICA
Data: 24 de novembro
Local: Ginásio Municipal de Esportes Aloísio Scheuermann, em Três Passos

ATLEC: Paredes; Cézar Oliveira, Marcos Adriano, Jones e Guilherme Paraíba. Entraram: Ricardo Risada, Markinhos, Diego e Cristian. Técnico: Leandro Moiso.

CMD BOA VISTA DO BURICÁ: Gabriel; Selo, Marcinho, Elias e Lucas. Entraram: Alisson, Gustavo, Luis e Cristian. Técnico: Valdevan Paulista.

Gols: Jones [3], Guilherme Paraíba [2], Diego e Cézar Oliveira (ATLEC); Marcinho [2], Gustavo e Cristian (BVB).

Cartões amarelos: Cézar Oliveira, Jones e Ricardo Risada (ATLEC); Elias, Dimas, Cristian e Alisson (BVB).

ARBITRAGEM
Árbitros: Amarildo Vieira e Sidinei Rosseto
Anotador(a): Angélica Flores
Cronometrista: Rudinei Bueno

FOTOS: LEANDRO CAMILLIO / Esportes em Foco (mais fotos)
Texto: Ed Andreick Moreira Wisniewski /TF/Ass. ATLEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário