terça-feira, 9 de agosto de 2016

ATLEC estreia com derrota na Copa Noroeste de Futsal 2016

                Oito jogos realizados na noite da última sexta-feira, 5 de agosto, em duas sedes diferentes, abriram a Copa Noroeste de Futsal 2016 – que nesta edição esta sendo divida, na fase inicial, em dois chaveamento com cinco equipes cada. Em Tenente Portela, pela Chave A, onde Miraguaí folgou, Redentora estreou sendo goleada para Bom Progresso por 5 a 1, enquanto os anfitriões superaram Três Passos por 3 a 2. Simultaneamente, em Boa Vista do Buricá, o time da casa goleou Nova Candelária por 5 a 1, depois de São Martinho e São José do Inhacorá empatarem em 1 a 1. Independência folgou na Chave B.
                A segunda rodada da competição está marcada para a próxima sexta-feira, 12 de agosto, com início previsto para às 20h. Em Redentora, pela Chave A, Miraguaí estreará diante de Três Passos, enquanto os anfitriões encararão Tenente Portela. Os jogos do outro chaveamento ocorrerão em São José do Inhacorá, são eles: Independência x Nova Candelária e São José do Inhacorá x Boa Vista do Buricá. Bom Progresso e São Martinho folgarão.

Associação Portelense de Futsal (APF) 3 x 2 Associação Trêspassense de Lazer, Esporte e Cultura (ATLEC)

                Só a APF se encontrou em quadra nos minutos inciais. Atual-campeã estadual da Taça RBS, a ATLEC era considerada a equipe a ser batida na Chave A. Sem poder contar com Dedé Oliveira e Fernando Bode, desfalques durante toda competição devido a lesões, a representação Trêspassense se reforçou as pressas com os craques Jones e Marcos Adriano, no entanto os comandados do técnico Leandro Moiso se mostraram visivelmente desentrosados em quadra nos primeiros minutos, ao contrário do veloz time portelense, que largou na frente nos instantes iniciais: Paulinho abriu o placar, após bela jogada de Junior Silvestre.
                Apostando nas suas individualidades, a ATLEC tentou reagir de imediato, além de não ter um pênalti marcado a seu favor, quando o defensor alterou a trajetória da bola com o braço em posição não natural. Por três vezes Jones invadiu a área a dribles e parou no goleiro Gian Bassani, que também evitou dois golaços de Marcos Adriano e fez bela defesa em uma bomba de Markinhos.
                Bem posicionada defensivamente, a APF se limitou em jogar no erro do adversário e ampliou o placar na metade do tempo inicial. Aproveitando saída errada de Markinhos, Cristian chutou forte da intermediária, sem chances para o goleiro Parede.  

Jones e cia x Gian Bassani
                Faltavam 9 minutos para o término do primeiro período, mas o sufoco portelense permaneceu. Foram 20 segundos com dois gols à frente, isso porque Jones usou do talento para vencer Gian. Em cobrança de falta, o camisa 7 da ATLEC achou uma brecha na barreira e deixou o goleiro sem chances de defesa, apesar do chute colocado. O gol animou os visitantes, que controlaram definitivamente o rival especialmente em tabelamentos de Jones e Marcos Adriano.
                Jones e Marcos Adriano passaram a serem mais bem vigiados, abrindo espaço para Cristian e Markinhos crescerem no jogo, assim como Paraíba também entrou bem ao segurar os avanços de Cabeça com o trabalho de pivô. As chances de gols da ATLEC foram inúmeras todas paradas pelo goleiro rival, que só ficou sem ação em bela jogada de Marcos Adriano. O experiente jogador deu um presente para Cristian, que não aproveitou o fato do arqueiro estar batido e chutou pra fora.  E assim Três Passos encerrou o primeiro tempo, com 18 finalizações contra apenas 5 de Tenente Portela: sendo duas consecutivas de Cristian, que parou em boa defesa de Parede.

Filme repetido na etapa complementar
                Apesar de um pouco mais faltoso, o jogo retornou no mesmo ritmo que foi para o intervalo. A pressão seguia insistente por parte dos visitantes, porém a APF era perigosa no contra-ataque. Os jovens portelenses obrigaram Parede fazer boas intervenções, além de ver boas possibilidades irem para fora. Cabeça, Junior Silvestre e Cristian eram os mais perigosos, mas foi Paulinho quem ampliou o placar: cumprimentando jogada ensaiada em cobrança de falta.
                O placar fora ampliado, porém as atuações em quadra apontavam outra realidade. Gian Bassani já havia efetuado cinco defesas no segundo período, além de quatro chances claras mandadas para fora e um chute forte de Marcos Adriano que explodiu no travessão. Do segundo tento de Paulinho até a bola na trave passaram 15 segundos, sendo que 1 minuto depois a ATLEC diminuiu novamente o marcador, desta vez em um golaço de Ricardo Risada. Recém colocado em quadra, o ex-portelense recebeu na extrema direita e chutou cruzado no ângulo.

Gols perdidos e o ERRO que definiu o placar
                Apesar de super defensiva, a APF em nenhum instante deixou de ser perigosa. O jogo quase foi definido em chute forte do jogador Cabeça, porém foi Gian que perdeu a “chance de ouro”: com Parede se aventurando no ataque, o arqueiro portelense fez a defesa e saiu brilhando, tabelou com Paulinho e praticamente em cima da linha, sem goleiro, chutou pra fora faltando menos de 1 minuto para o apito final. No lance seguinte, Marcos Adriano fintou o marcador e chutou cruzado, a bola passou por Gian e encontrou Markinhos, que mandou por cima do gol aberto.
                O placar eletrônico também “apareceu”, muitas vezes com tempo correndo com bola parada e às vezes parado em momento incorreto, porém sua aparição capital determinou o resultado de um grande jogo. Faltavam 4 segundos com 40 centésimos para terminar a partida quando Três Passos teve um lateral a favor, Marcos colocou a bola em jogo e Markinhos estufou as redes adversárias, no entanto seu chute ocorreu já com o cronometro zerado. A arbitragem teria acertado em anular o gol, porém o erro foi na mesa, sendo que o tempo foi soltado com bola parada. Foram 2 segundos irregulares que determinaram a derrota da ATLEC na estreia da Copa Noroeste de Futsal 2016.

FICHA TÉCNICA
Data: 5 de agosto
Local: Ginásio da Escola Cléia Salete Dalberto, em Tenente Portela

APF: Gian Bassani; Junior Silvestre, Cabeça, Cristian e Paulinho. Entraram: Didio, Edo e Darlei. Técnico: Alex Maschio.
ATLEC: Parede; Marcos Adriano, Jones, Markinhos e Cristian. Entraram: Paraíba e Ricardo Risada. Técnico: Leandro Moiso.

Gols: Paulinho [2] e Cristian (APF); Jones e Ricardo Risada (ATLEC)
Cartões Amarelos: Paulinho, Cabeça e Gian Bassani (APF); Paraíba e Markinhos (ATLEC).

ARBITRAGEM
Arbitragem: Roberto Andriguetti e Sidinei Rosseto
Mesário: Rudinei Bueno

FOTOS: LEANDRO CAMILLIO / Esportes em Foco (mais fotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário