terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Nem o Papa pode ajudar!

Soberano, Real Madrid derrota San Lorenzo e conquista Mundial de Clubes Fifa 2014
                Toda a fé e orações dos argentinos não foram suficiente para tirar do Real Madrid o título do Mundial de Clubes Fifa 2014. A catimba antes e durante o jogo, a raça e valentia do time do papa Francisco muito menos. O que o San Lorenzo conseguiu foi evitar uma goleada no Grand Stade de Marrakesh, em Marrocos, no último sábado. Confirmando o favoritismo e enorme superioridade técnica, o atual campeão europeu triunfou com naturalidade, aplicando um tranquilo 2 a 0 sobre o atual detentor da Taça Libertadores da América. Sergio Ramos e Gareth Bale fizeram os tentos da partida, coroando o apoio massivo do torcedor marroquino.
                O defensor espanhol Sergio Ramos recebeu a Bola de Ouro de craque do torneio, ficando à frente do astro Cristiano Ronaldo, que ficou com o troféu de prata. Surpreendentemente, o meio neo-zelandês  de origem croata Vicelich, do Auckland City, recebeu o prêmio de bronze. Ainda, o volante alemão Toni Kroos tornou-se o nono jogador a conquistar títulos mundiais por seleção e time no mesmo ano, repetindo as façanhas dos brasileiros Gilmar, Zito, Mauro, Roberto Carlos e Ronaldo, e dos argentinos Pumpido, Ruggeri e Hector Enrique.
                Em sua décima edição organizada pela Fifa, o torneio, além de Real Madrid e San Lorenzo, também contou com a participação do terceiro colocado Auckland City (da Nova Zelândia, campeão da Oceania), do quarto Cruz Azul (do México, campeão da Concacaf), do quinto Sétif (da Argélia, campeão africano), sexto Sidney Wanderers (da Austrália, campeão asiático) e Moghreb (anfitrião, campeão de Marrocos). Destas dez edições, apenas três vezes o continente sul-americano venceu, todas com brasileiros: São Paulo (2005) Internacional (2006), e Corinthians (2012). Os outros anos quem sagrou-se campeão foram times europeus: o inglês Manchester United (2008), o alemão Bayern (2013), os italianos Milan (2007) e Internazionale (2010) e os espanhóis Barcelona (2009 e 2011) e Real Madrid (2014).
                O título do Real Madrid foi o primeiro nesta versa do torneio, coroando um ano espetacular – tendo erguido outras três taças em 2014: Copa do Rei, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa. Porém, no módulo antigo, que incluía somente europeus e sul-americanos, os merengues já haviam vencido três mundiais: em 1960, 1998 e 2012. Desta forma, com quatro títulos, assim como o Milan, é o clube mais vezes campeão Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário