segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Atos racistas marcam décima terceira rodada da Copa Noroeste

            Infelizmente o racismo ainda é comum entre as pessoas. No mundo futebolístico, não é diferente. Na noite da última sexta-feira, 7 de novembro, em São José do Inhacorá, a abertura da décima terceira rodada da Copa Noroeste de Futsal 2014 foi marcada por injurias raciais contra jogadores negros.
Durante o segundo embate da noite, envolvendo São José do Inhacorá e Campo Novo, gritos de “macaco” e “crioulo” vindo das arquibancadas foram notados, bem como imitações que remetiam a um macaco. As ofensas eram para os atletas de Campo Novo, cujos muitos são afrodescentes. De acordo com o que foi apurado pelo blog Tarado por Futebol (TF), a delegação de Campo Novo registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Policia, enquanto a arbitragem não relatou o fato em súmula.
Ainda, informações extraoficiais dão conta que o atleta Marcinho, de Boa Vista do Buricá, também foi vitima de atos raciais, embora em menor quantidade.
            Enquanto isso, dentro de quadra, Boa Vista do Buricá derrotou São Martinho por 5 a 4 e São José do Inhacorá empatou em 6 a 6 com Campo Novo. Os jogos foram válidos pela Chave A.

7 comentários:

  1. Mas vamos devagar nos julgamentos até os fatos serem verdadeiramente apurados, pois até onde se sabe, no momento tem-se apenas e tão somente acusações.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa: mesmo a imprensa tendo que cumprir o seu papel informativo, quero ressaltar que é de fundamental importância averiguar bem as informações, para não sair publicando as coisas no impulso e unicamente a partir de relatos de uma das parte envolvidas, pois pode se correr o risco de atingir uma comunidade toda que nem sequer tem ciência dos fatos supostamente ocorridos e acaba sendo julgada por isso. Condenado deve ser quem de direito e respeitadas as exigências legais, inclusive provas. Vejam bem, provas, não suposições ou comentários.

    ResponderExcluir
  3. ANTES DE MAIS NADA QUERO DEIXAR CLARO QUE SE DE FATO HOUVE ESSE ATO ACONTECEU QUE O RESPONSÁVEL SEJA IDENTIFICADO E PUNIDO. PORÉM, O QUE SE SABE ATÉ O MOMENTO QUE NÃO EXISTE NENHUMA PROVA CONCRETA SOBRE O CASO. ENTÃO EU PERGUNTO: COMO ALGUÉM PUBLICA ALGO DESSA NATUREZA SEM TER PROVAS SOBRE OCORRIDO?? E SE OS FATOS NÃO FOREM PROVADOS VOCES QUE PUBLICARAM O QUE VÃO JUSTIFICAR PARA A SOCIEDADE?? SÓ PEÇO UMA COISA. CUIDADO COM O QUE SE ESCREVE.

    ResponderExcluir
  4. O QUE EU GOSTARIA DE SABER QUEM É OU QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS POR ESSE BLOG. POIS SE PUBLICARAM ALGO DESSA NATUREZA DEVEM TER ALGUMA PROVA. CASO CONTRÁRIO, PODEM CORRER OS RISCOS DE ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS POR UMA NOTÍCIA INFUNDADA. POIS UMA PUBLICAÇÃO ASSIM PODE MANCHAR A REPUTAÇÃO DE UMA SOCIEDADE QUE QUEM CONHECE SABE QUE NÃO É RACISTA.

    ResponderExcluir
  5. Se foi feito Boletim de Ocorrência na Delegacia, não é por nada, mas alguma prova deve haver. Se o jogo não foi filmado, gravado, as testemunhas que estavam lá podem comprovar se houve ou não atos desse tipo e nenhum jogador semiprofissional ou profissional iria registrar um BO apenas para "criar caso".
    Durante todo o tempo que acompanho este blog, nunca vi nenhuma inverdade publicada ou veiculada apenas para chamar atenção, mas sempre como objetivo principal informar sobre as notícias de futebol do estado e da região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O QUE EU QUERO VER NO FUTURO QUANDO FICAR COMPROVADO QUE NÃO HOUVE NENHUMA MANIFESTAÇÃO RACISTA, EU SEI QUE NÃO HOUVEU PORQUE EU ESTAVA NO GINÁSIO, ESTE MESMO BLOG PUBLICAR A NOTÍCIA.

      Excluir
  6. Enfim,o Tarado por Futebol vem através deste manifestar sobre o caso. Primeiramente, a notícia em nenhum momento acusa alguém, torcida, equipe ou comunidade de cometer o ato racial, apenas informa que o mesmo ocorreu - sem citar os responsáveis pelas injurias. As informações colhidas não foram umas, e sim com vários de mais de uma cidade (como também houve manifestações sobre o fato nas redes sociais). O TARADO POR FUTEBOL é imparcial e sempre está averto para ouvir ambas as partes, sendo que no momento apenas uma entrou em contato conosco e se identificando, ao contrário do "anônimo". Estou aguardando contato de alguma outra parte, mesmo que não tenha relatado os acusados de tal. Ainda, qualquer fato novo sobre o caso será publicado aqui no mesmo, sendo que temos comprometimento com nossos leitores e somos aliados ao jornalismo sério, correto e justo, não inventor de informações. Desde já, agradecemos a compressão dos internautas.

    ResponderExcluir