segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dunga é o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol

                Não é oficial, mas Dunga é o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol. O retorno do treinador será oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na próxima terça-feira, às 11h, em coletiva de imprensa a ser realizada na nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No mesmo dia, será anunciado os outros membros da comissão técnica, onde Claudio Taffarel, amigo e tetracampeão ao lado de Dunga e Gilmar Rinaldi, deverá assumir de preparador de goleiros.
                A contratação de Dunga, hoje com 50 anos, até certo ponto, surpreende, sendo que era esperado Tite ou um técnico estrangeiro. Este será o terceiro trabalho do capitão do tetra, o segundo pelo time canarinho. Lançado na função em 2006, Dunga assumiu com a missão de comandar a renovação do futebol brasileiro. Sob sua batuta, o Brasil obteve grandes resultados e conquistou a Copa América de 2007 e Copa das Confederações de 2009, além de ter vencido as eliminatórias para a Copa. No entanto, na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a equipe foi derrotada nas quartas-de-final pela Holanda. A eliminação rendeu na sua demissão, vindo a assumir o Internacional em 2013 – onde venceu o Gauchão.
                Até então desempregado, Dunga estava definindo sua ida para a Venezuela com a missão de levar a seleção do país a sua primeira Copa do Mundo, porém o técnico desistiu da oferta após receber a proposta de retornar a comandar o selecionado pentacampeão, com a missão de buscar o Hexa na Rússia, em 2018.
                Com o retorno de Dunga, a seleção canarinho mantém uma sequência de técnicos gaúchos. Felipão comandou o penta em 2002 e deu lugar à Parreira, brecando a passagem gaúcha até 2006, quando Dunga foi lançado e permaneceu atém 2010. Mano Menezes comandou o selecionado até 2012, até Luiz Felipe Scolari retornar em 2013 e fracassa no Mundial deste ano, amargando uma quarta colocação e duas goleadas: 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal, e 3 a 0 para a Holanda, na disputa do terceiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário