terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Por Thiago Sisti, a estréia do Grêmio de Enderson Moreira

Ontem – domingo, 26 de janeiro, na estréia do time principal do Grêmio de Enderson Moreira (Saiba Mais) – pude ver como está se portando o novo time do Grêmio, mais "pobre" digamos, sem aqueles medalhões e sugadores de dinheiro, tanto técnico, como jogador, preparador entre outros, um time digamos assim de aposta, mas que saiu acima da minha expectativa, não podemos fazer uma grande analise, pois o time que duelamos era o “poderoso” Aimoré, mas o time que se joga contra não importa, o que me interessa olhar é como o time se portou, e disso eu gostei, e muito.
Gostei do jogo pela velocidade, começando pela saída de bola do goleiro, o Dida foi bem, mas é lerdo igual uma lesma, tanto pra sair na bola, quanto na reposição, o Marcelo da de 10 à 0 nele. Laterais rápidos e de apoio, volantes sempre limpos nas marcações, um camisa 10 nato, que atua com a 7, e atacantes que finalmente marcam gols. Por fim, um técnico que mesmo ganhando não recua o time e sempre tenta mais e mais, então abaixo expresso a minha opinião, sempre lembrando é minha simples opinião.

Marcelo Grohe: Seguro, rápido, "homem elástico". Duas defesas difíceis com chutes de longa distância, dentro da área e a queima roupa. - Nota 8.

Pará: 2012, 2013, 2014, 2015, foi e sempre será o Pará, ou seja, muito dedicado, rápido e resistente, esse ano está tentando acertar um cruzamento. - Nota 6.

Rhodolfo: Zagueiro estilo xerifão, comanda a zaga, não tem medo de dar balão e coloca medo no adversário. Valeria apena o Grêmio fazer um bom investimento por ele, a camisa tricolor caiu muito bem nele. Nota 6.

Bressan: Marcou, afastou bolas, desarmou, cabeceou, fez gol e sofreu pênalti. Foi melhor que o seu colega de posição, está mostrando que merece continuar de titular. Se for assim o ano todo, Thiago Silva que se cuide (hehehe). - Nota 8.

Wendell: Achei que sentiria mais falta do Alex Teles, mas o garoto mostrou que merecesse titularidade mesmo que o novo reforço do Galatasaray ficasse em Porto Alegre. Muito bom de bola. É veloz, possui bom cruzamento, tem habilidade e chega bem à frente. Nota 7.

Edinho: Ele fez gol no Inter? Não precisa mais elogios, marcador e raçudo. Não deu o prometido carrinho de cabeça, mas fez um gol, coisa que não cabe a ele fazer. Desarmou, correu, ficou na cola dos adversários. Mostrou resistência e vai ajudar muito. Acima das minhas expectativas. Nota 8.

Riveros: Boa atuação. Jogou como armador, e fez bem isso – deu passe para o segundo gol, anotou outro (mal anulado pela arbitragem) e marcou os adversários como costuma fazer rotineiramente. Bom volante, não pode ser reserva. - Nota 7.

Ramiro: Guardou mais a posição que os companheiros de meio campo, foi bem no jogo. Bons passes, fez boas tabelas e ajudou no desarme e no ataque. Nota 6.

Maxi Rodríguez: Vai ser o craque do ano. Movimentou-se muito, aplicou dribles e foi sempre uma das melhores opções de ataque. Quase marcou duas vezes – em um chute colocado e quando tentou encobrir o goleiro, onde a bola beijou o travessão –, sendo as duas jogadas de craque e de jogador que sabe o que faz. Em apenas um jogo, já foi melhor que o Vargas no ano passado inteiro, colocou no bolso o chileno. Nota 9.

Kleber Gladiador: Não foi bem no primeiro tempo, como no segundo. Quase fez um gol com tabela com o Barcos e sofreu o pênalti, não marcado pela arbitragem. Apareceu pouco, já na etapa complementar ajudou a tentar criar jogadas e tabelas, marcou de pênalti. Fez seu trabalho. Nota 6.

Hernán Barcos: Começou o ano como em 2013, jogando bem, perto da área e o melhor de tudo: marcando gol, e por sinal um golaço. Espero que mantenha a média durante esta temporada, o que não ocorreu ano passado. Com o Enderson parece que vai voltar a ser o Barcos do Palmeiras, o Pirata artilheiro. Nota 8.

Enderson Moreira (técnico): É o treinador que um time precisa, aquele que realmente treina a equipe, trabalha as tabelas e jogadas ensaiadas e de velocidade, dando boa condição para contra-ataques rápidos. Fez trocas pontuais para não comprometer. Está indo bem, começou desta forma, e o grupo mostra confiança em seu trabalho. Nota 8.

É o primeiro jogo, eu sei, contra uma equipe muitíssimo fraca, eu também sei, mas deixo aqui minha opinião no começo do ano, para depois poder comparar com o que nos sobrou para 2014. E com as opiniões acima acho que sou melhor que muitos membros da grande imprensa gaúcha (mais especificamente agencia RBS de Comunicação), que não ajuda os times do Sul, e apenas coloca um contra o outro.
Tenham todos uma ótima semana, abraço! Vamo, vamo Grêmioooo...

Thiago Sisti, 24 anos, é natural de Tenente Portela. Apaixonado por futebol, e principalmente pelo Grêmio.
Acompanhante e leitor, e agora representante gremista, do blog Tarado por Futebol.

Um comentário:

  1. Grande pé-de-pano, parabéns pelas considerações e notas aos jogadores. Grande abraço

    ResponderExcluir