quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva: Campeonatos eletrizantes e pênaltis marcam 2011

           Ao longo do ano o Brasil nos proporcionou muitas alegrias e tristezas no cenário da bola. O campeonato Brasileiro e o Gaúchão foram um verdadeiro espetáculo. E na Espanha, o Barcelona provou a cada partida por que é considerado o Melhor Time do Mundo.

Campeonato Gaúcho: O certame estadual descobriu Leandro’s para a dupla grenal. Leandro Damião desandou a fazer gols pelo colorado, já Leandro encantou os gremistas com seus dribles desconcertes.
O campeonato Gaúcho pode ser resumido como o Campeonato dos Pênaltis. O Grêmio alevantou o caneco do primeiro turno após derrotar, nos pênaltis, o Caxias. 
No returno não houve zebra, Inter e Grêmio na final, o jogo terminou em 1x1 e nos pênaltis o Inter conquistou a Taça Farroupilha.
Na grande final do Gauchão, o grêmio venceu o primeiro jogo por 3x2 e podia até perder no estádio olímpico por 1x0 ou 2x1 que se consagraria campeão.  O tricolor saiu em vantagem, porém, o colorado empatou o jogo, virou e ampliou, mas o Grêmio não se entregou e descontou. Final: vitória colorada por 3x2. A decisão foi para a marca penal e Victor defendeu duas cobranças coloradas, já Renan se redimiu e pegou três, garantindo o titulo para o internacional.

Taça Libertadores: Na faze prévia da competição o Corinthians deu vexame e foi eliminado do certame. Já Inter, Grêmio, Cruzeiro e Fluminense fracassaram todos de uma vez só e deram adeus a competição na fase oitavas-de-final. Já o Santos seguiu vivo na competição e conquistou o titulo continental após vitória sobre o Peñarol do Uruguai.

Copa do Brasil: O Flamengo não resistiu ao Ceará, o São Paulo se entregou ao Avaí e o fenômeno Coritiba não conseguiu superar o Vasco na final da competição. Portanto, Vasco Campeão da Copa do Brasil.

Recopa Sul-Americana: Com derrota fora de casa por 2x1 e triunfo no Beira Rio por 3x1. O internacional se consagrou Bi-Campeão da Recopa, com show de Leandro Damião sobre os argentinos do Independiente.

Copa Sul-Americana: A Universidad Católica, do Chile, envolveu seus adversários com excelente posse de bola e liderado por Eduardo Vargas conquistou o titulo da competição eliminando Flamengo, Vasco e LDU.

Campeonato Brasileiro: O maior campeonato da história dos pontos corridos foi conquistado pelo Corinthians, Vasco brigou até a ultima rodada e ficou com o vice-campeonato. O internacional terminou em quinto e se classificou para a Pré-Libertadores. Já o Grêmio decepcionou e terminou a competição apenas na 12ª posição.

Futebol pela Europa: Nas seleções o ano foi da Alemanha e da Espanha. Já entre os clubes o Barcelona conquistou a Liga dos Campeões e a Supercopa da Europa. A Liga UEFA ficou com o Porto de Portugal

Mundial Interclubes: Sem zebras, Santos e Barcelona se enfrentaram na final da competição, porém, a lógica se confirmou e o Santos foi derrotado pelo Barcelona pelo placar de 4x0. Show de Messi e um Neymar apagado.

Seleção Brasileira: Frente aos grandes a seleção fracassou. Na Copa América deu vexame errando quatro pênaltis em sequência e sendo eliminado nas quartas de final pelo Paraguai. De positivo apenas a vitória por 2x0 sobre a Argentina.

Seleção Brasileira (Categoria de Base): A seleção sub-20 conquistou de forma brilhante o Sul-Americano e o Mundial da categoria, porém, nos jogos Pan-Americanos foi eliminado na faze de grupo. Já a seleção sub-17 não fez feio e ficou com o 4º lugar da categoria no torneio mundial.

Seleção Feminina: Ficou no quase novamente. As meninas do Brasil foram derrotadas pelos EUA, nos pênaltis, nas quartas de Final da Copa do Mundo e nos s jogos Pan-Americanos foram derrotadas na final pelo Canadá, novamente nas penalidades.

Futsal 2011: A seleção brasileira conquistou o Sul-Americano. Na Liga Futsal, o Santos derrotou o Carlos Barbosa nos pênaltis e conquistou pela primeira vez na história a competição. Pelo campeonato gaúcho, Carlos Barbosa foi derrotado pelo Atlântico de Erechim na final do certame.

Futebol de Areia: Seleção brasileira decepciona e é atropelada na final da competição pelo selecionado da Rússia. Final Brasil 8 x 12 Rússia.

Técnicos: A dupla grenal protagonizou uma verdadeira dança técnica em 2011. O internacional teve em seu comando Celso Roth, Paulo Roberto Falcão, Osmar Loss e fechou o ano com Dorival Junior. Já no Grêmio Renato Gaúcho, Julinho Camargo e Celso Roth não tiveram sucesso. Ainda em 2011 o tricolor anunciou Caio Junior como o novo técnico gremista.

Despedidas: Ronaldo Nazário, o Fenômeno, anuncia sua aposentadoria e se despede do futebol em jogo amistoso entre Seleção Brasileira e Romênia.
O futebolista, doutor, musico e artista Sócrates morre aos 57 anos em decorrência do choque séptico. Um dos principais nomes do futebol brasileiro faleceu na madrugada de 4 de dezembro, em São Paulo.
No ultimo dia 27 morreu vitima de acidente de trânsito o gaúcho Cate. O ex-jogador, foi campeão mundial com o São Paulo em 1992, e atualmente trabalhava como técnico de clubes do interior.

Os melhores: No futebol brasileiro Dedé (Vasco), Neymar (Santos) e Leandro Damião foram os grandes nomes da temporada. Já Cristiano Ronaldo (Real Madrid / Portugal), Lionel Messi (Barcelona / Argentina) e Xavi (Barcelona Espanha) concorrem o prêmio de Melhor Jogados do Mundo da FIFIA em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário