As
Regras Gerais de jogo serão definidas pela arbitragem, levando-se em
consideração as normas oficiais, com exceção dos aspectos definidos pela
Comissão Organizadora. Definição de equipes, formula de disputa, premiação,
atos disciplinares e outros itens são esclarecidos no Regulamento feito pela
Comissão Organizadora, após reunião realizada com a presença de sócios. Veja:
Art.1º - A Taça Socami
tem como principal objetivo a integração entre os associados da Sociedade
Campestre de Miraguaí (SOCAMI), visando aflorar o espírito esportivo e o
vinculo amigável entre os envolvidos.
DAS INSCRISSÕES,
EQUIPES E ITENS DISCIPLINARES
Art.2º - Poderão
participar do campeonato apenas associados, e seus dependentes, que estão com
suas mensalidades devidamente quitadas.
Art.3º - Membros
da Comissão Organizadora não poderão participar da Taça Socami 2016.
Art.4º - Todo
atleta que participar deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00
(vinte reais), sendo que a mesma será revertida em premiação e “quitutes” para
os atletas. O atleta só estará apto a jogar se efetuar o pagamento da mesma
antes de estrear na competição. Em casos especifico (ex: estar viajando ou não
morar no município ou faltar devido problemas pessoais), o atleta poderá atuar,
desde que regularize sua inscrição na primeira fase.
Art.5º - As
equipes serão formadas através de sorteio organizado pela Comissão
Organizadora, cujo o mesmo será aberto aos associados.
Art.6º - O atleta
que cometer agressões verbas ou físicas contra qualquer participante ou
arbitragem será advertido no campo de jogo, e será suspenso da competição. As
penas serão analisadas pela Comissão Organizadora.
DOS JOGOS E
ARBITRAGEM
Art.7º - Arbitragem:
como tratado em reunião, a contratação de árbitros se dará devido analise da
Comissão. Jogadores não poderão assumir a reponsabilidade de arbitrar uma
partida, seja qual ela for.
Art.8º - O
campeonato terá 7 (sete) datas, cada com 2 (duas partidas), chegando a um total
de 14 (quatorze) jogos durante toda a disputa.
Art.9º - As
rodadas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, com o primeiro jogo
previsto para iniciar às 19h00. No entanto, datas e horários dos jogos poderão
ser alterados pela Comissão em casos específicos.
Art.10º - Em casos
extraordinários, como força maior, feriados e/ou gramado sem condições, a
rodada será alterada, sendo avisada com antecedência pela Comissão
Organizadora.
DAS REGRAS DE JOGO
Art.11º - Cada
partida será dividida em dois tempos de 20 (vinte) minutos corridos cada. O
intervalo entre os tempos de jogo é de 5 (cinco) minutos.
OBS: Em partidas mata-mata, caso o jogo encerre empatado a
definição do vencedor será diretamente na disputa por pênaltis (nas regras
normais de futebol de campo). A única exceção é na final, onde o empate no
tempo normal leva o jogo para uma prorrogação de dois tempos de 10 (dez)
minutos cada, onde se prevalecer à igualdade a decisão irá para as penalidades
– porém esta clausula poderá ser alterada pela arbitragem, sujeito aviso antes
do início do jogo derradeiro.
Art.12º -
Cobranças (bola parada): Os laterais deverão serem cobrados com a mão,
respeitando a regra tradicional. Escanteio somente com o pé. As faltas marcadas
atrás da linha divisória do gramado poderão ser cobradas diretamente, enquanto
as pra frente do meio-campo será em “dois-toques”. Não há necessidade de
cobranças de escanteio, faltas e pênaltis serem executadas com o pé parado.
Art.13º - Faltas: Seguirão
a regra do futebol de campo, não havendo limitação de faltas coletivas e/ou
individual. No entanto, como lavrado no Artigo 12º, pra frente do meio-de-campo
são dois toques, enquanto para trás é livre.
Art.14º - Cartões:
Regras normais – com a utilização do cartão azul, sendo de critério da
arbitragem. O Cartão Azul expulsaria o atleta do jogo em andamento, podendo o
mesmo ser substituído por atleta reserva e pode ser aplicado diretamente,
entretanto, o atleta que for punido com o cartão azul poderá atuar normalmente
na próxima partida – não reduzindo o número de cartões amarelos, e sem contagem
nos acumulados.
Art.15º - O
jogador que receber cartão vermelho deverá deixar o gramado imediatamente e
será automaticamente suspenso da próxima partida. Ainda, sua equipe terá que
encerrar a partida com um jogador a menos.
Art.16º - O
jogador que receber dois cartões amarelos acumulados será penalizado com um
jogo de suspensão, a partir da partida seguinte do segundo cartão amarelo
levado. Cartão vermelho direto não exclui o cartão amarelo levado na partida. A
regra de punição por número de cartões amarelos vale apenas para a fase de
grupos.
OBS: caso o jogador receba o segundo cartão amarelo (na
soma) na última partida da fase de grupos, ele terá que cumprir a punição na
semifinal, estando apto a atuar na disputa do terceiro lugar ou final.
Art.17º - De modo
geral, as substituições serão livres, devendo ocorrer na lateral da linha
divisória do campo. Primeiro o substituído deverá sair para que o substituto
entre. Não é necessária a autorização da arbitragem, no entanto a mesa deverá ser comunicada e autorizar a substituição.
Art.18º - Cada
jogador presente na súmula da partida deverá atuar na mesma, não havendo
limitação de tempo mínimo 7 (sete) minutos corridos. Caso a equipe não utilize
todos os atletas em súmula, ela será punida com a perda dos pontos, ou seja,
derrota por W.O..
OBS: Em caso de prorrogação, não tem necessidade de todos
atuarem.
Art.19º - A equipe
só terá condições de iniciar a partida se tiver no mínimo sete jogadores a disposição
(contando o goleiro), mesmo que não termine com todos em campo.
Art.20º - Em caso
de atraso, o jogador poderá atuar, no entanto, somente, se ele estiver
constatado presença junto à sumula antes do inicio do segundo tempo.
Art.21º -
Tolerância: Haverá uma tolerância máxima de 15 (quinze minutos) para o início
dos jogos, a partir do apito do juiz principal. Decorrido este prazo, será
declarado W.O. com vitória pelo placar de 6x0, para a equipe sem condições de
jogo. Se ambas não estiverem em condições, elas perderão os pontos da partida.
Art.22º - WO:
Considera-se W.O. quando uma das equipes não tiver condições de jogo, sendo
decretado revés por 6 x 0, valendo para estatística.
DOS CRITÉRIOS DE
DESEMPATE
Art.23º - Em caso de
igualdade de pontos entre as equipes, na fase de grupos, serão observados os
seguintes critérios de desempate:
1º Confronto direto (entre duas equipes) (em três equipes,
somente em casos raros e específicos);
2º Número de vitórias;
3º Saldo de Gols;
4º Gols sofridos;
5º Gols feitos;
6º Número geral/total de cartões recebidos (amarelo, azul e
vermelho);
7º Sorteio.
CONTAGEM DE PONTOS
Art.24º
Vitória = 03 pontos
Empate = 01 ponto
Derrota = 00 ponto
FORMULA DE DISPUTA
Art.25º
Primeira fase: Será disputada por 5 (cinco) equipes, todas
presentes num chaveamento único. Para a próxima fase avançam os quatro melhores
colocados, somente com um eliminado.
Segunda fase: Disputa entre os quatro equipes no sistema
eliminatório (mata-mata), em jogo único. Sendo, baseado na colocação dos
grupos, o 1º x 4º e 2º x 3º - cujo a ordem das partidas deverá ser essa, a não
ser em caso de pedido de alguma equipe, se houver a concordância da maioria das
equipes e Comissão Organizadora.
Terceira fase: Segue no sistema de play-off. Ela será aberta
pela disputa do terceiro lugar, disputada entre os perdedores da fase anterior.
Em seguida ocorrerá a grande decisão, entre os vencedores dos confrontos
anteriormente citados.
PREMIAÇÃO
Art.26º - Apenas
as três equipes melhores colocadas serão premiadas, da seguinte maneira
(podendo haver alteração):
1º Lugar: Medalhas + troféu rotativo com placa de campeão e
quadro (sendo ele personalizado, contendo a imagem e nome da equipe campeã, e
que ficará sobre posse da SOCAMI, que irá colocá-lo a mostra);
2º Lugar: Medalhas;
3º Lugar: Medalhas;
Art.27º - Será premiado individualmente o artilheiro, goleiro
menos vazado e destaque competição com troféu. A Comissão Organizadora também
poderá alterar alguma premiação, incluir ou tirar.
Art.28º - As equipes também serão premiadas, com os troféus
Fair Play (avaliada pela Comissão Organizadora) e Disciplina (menor numero de
cartões, com critérios de desempate a julgar pela Comissão).
DOS CASOS OMISSOS
Art.29º - Os casos
omissos a estas premissas e as normas oficiais lavradas neste regulamento serão
resolvidos e publicados pela Comissão Organizadora, que tem autonomia e
soberania reconhecida para tal.
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