quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Regulamento da Taça Socami de Futebol 7 - Edição 2016

                As Regras Gerais de jogo serão definidas pela arbitragem, levando-se em consideração as normas oficiais, com exceção dos aspectos definidos pela Comissão Organizadora. Definição de equipes, formula de disputa, premiação, atos disciplinares e outros itens são esclarecidos no Regulamento feito pela Comissão Organizadora, após reunião realizada com a presença de sócios. Veja:

Art.1º - A Taça Socami tem como principal objetivo a integração entre os associados da Sociedade Campestre de Miraguaí (SOCAMI), visando aflorar o espírito esportivo e o vinculo amigável entre os envolvidos.

DAS INSCRISSÕES, EQUIPES E ITENS DISCIPLINARES

Art.2º - Poderão participar do campeonato apenas associados, e seus dependentes, que estão com suas mensalidades devidamente quitadas.

Art.3º - Membros da Comissão Organizadora não poderão participar da Taça Socami 2016.

Art.4º - Todo atleta que participar deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais), sendo que a mesma será revertida em premiação e “quitutes” para os atletas. O atleta só estará apto a jogar se efetuar o pagamento da mesma antes de estrear na competição. Em casos especifico (ex: estar viajando ou não morar no município ou faltar devido problemas pessoais), o atleta poderá atuar, desde que regularize sua inscrição na primeira fase.

Art.5º - As equipes serão formadas através de sorteio organizado pela Comissão Organizadora, cujo o mesmo será aberto aos associados.

Art.6º - O atleta que cometer agressões verbas ou físicas contra qualquer participante ou arbitragem será advertido no campo de jogo, e será suspenso da competição. As penas serão analisadas pela Comissão Organizadora.

DOS JOGOS E ARBITRAGEM

Art.7º - Arbitragem: como tratado em reunião, a contratação de árbitros se dará devido analise da Comissão. Jogadores não poderão assumir a reponsabilidade de arbitrar uma partida, seja qual ela for.

Art.8º - O campeonato terá 7 (sete) datas, cada com 2 (duas partidas), chegando a um total de 14 (quatorze) jogos durante toda a disputa.

Art.9º - As rodadas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, com o primeiro jogo previsto para iniciar às 19h00. No entanto, datas e horários dos jogos poderão ser alterados pela Comissão em casos específicos.

Art.10º - Em casos extraordinários, como força maior, feriados e/ou gramado sem condições, a rodada será alterada, sendo avisada com antecedência pela Comissão Organizadora.

DAS REGRAS DE JOGO

Art.11º - Cada partida será dividida em dois tempos de 20 (vinte) minutos corridos cada. O intervalo entre os tempos de jogo é de 5 (cinco) minutos.

OBS: Em partidas mata-mata, caso o jogo encerre empatado a definição do vencedor será diretamente na disputa por pênaltis (nas regras normais de futebol de campo). A única exceção é na final, onde o empate no tempo normal leva o jogo para uma prorrogação de dois tempos de 10 (dez) minutos cada, onde se prevalecer à igualdade a decisão irá para as penalidades – porém esta clausula poderá ser alterada pela arbitragem, sujeito aviso antes do início do jogo derradeiro.

Art.12º - Cobranças (bola parada): Os laterais deverão serem cobrados com a mão, respeitando a regra tradicional. Escanteio somente com o pé. As faltas marcadas atrás da linha divisória do gramado poderão ser cobradas diretamente, enquanto as pra frente do meio-campo será em “dois-toques”. Não há necessidade de cobranças de escanteio, faltas e pênaltis serem executadas com o pé parado.

Art.13º - Faltas: Seguirão a regra do futebol de campo, não havendo limitação de faltas coletivas e/ou individual. No entanto, como lavrado no Artigo 12º, pra frente do meio-de-campo são dois toques, enquanto para trás é livre.

Art.14º - Cartões: Regras normais – com a utilização do cartão azul, sendo de critério da arbitragem. O Cartão Azul expulsaria o atleta do jogo em andamento, podendo o mesmo ser substituído por atleta reserva e pode ser aplicado diretamente, entretanto, o atleta que for punido com o cartão azul poderá atuar normalmente na próxima partida – não reduzindo o número de cartões amarelos, e sem contagem nos acumulados.

Art.15º - O jogador que receber cartão vermelho deverá deixar o gramado imediatamente e será automaticamente suspenso da próxima partida. Ainda, sua equipe terá que encerrar a partida com um jogador a menos.

Art.16º - O jogador que receber dois cartões amarelos acumulados será penalizado com um jogo de suspensão, a partir da partida seguinte do segundo cartão amarelo levado. Cartão vermelho direto não exclui o cartão amarelo levado na partida. A regra de punição por número de cartões amarelos vale apenas para a fase de grupos.

OBS: caso o jogador receba o segundo cartão amarelo (na soma) na última partida da fase de grupos, ele terá que cumprir a punição na semifinal, estando apto a atuar na disputa do terceiro lugar ou final.

Art.17º - De modo geral, as substituições serão livres, devendo ocorrer na lateral da linha divisória do campo. Primeiro o substituído deverá sair para que o substituto entre. Não é necessária a autorização da arbitragem, no entanto a mesa deverá ser comunicada e autorizar a substituição.

Art.18º - Cada jogador presente na súmula da partida deverá atuar na mesma, não havendo limitação de tempo mínimo 7 (sete) minutos corridos. Caso a equipe não utilize todos os atletas em súmula, ela será punida com a perda dos pontos, ou seja, derrota por W.O..

OBS: Em caso de prorrogação, não tem necessidade de todos atuarem.

Art.19º - A equipe só terá condições de iniciar a partida se tiver no mínimo sete jogadores a disposição (contando o goleiro), mesmo que não termine com todos em campo.

Art.20º - Em caso de atraso, o jogador poderá atuar, no entanto, somente, se ele estiver constatado presença junto à sumula antes do inicio do segundo tempo.

Art.21º - Tolerância: Haverá uma tolerância máxima de 15 (quinze minutos) para o início dos jogos, a partir do apito do juiz principal. Decorrido este prazo, será declarado W.O. com vitória pelo placar de 6x0, para a equipe sem condições de jogo. Se ambas não estiverem em condições, elas perderão os pontos da partida.

Art.22º - WO: Considera-se W.O. quando uma das equipes não tiver condições de jogo, sendo decretado revés por 6 x 0, valendo para estatística.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art.23º Em caso de igualdade de pontos entre as equipes, na fase de grupos, serão observados os seguintes critérios de desempate:

1º Confronto direto (entre duas equipes) (em três equipes, somente em casos raros e específicos);
2º Número de vitórias;
3º Saldo de Gols;
4º Gols sofridos;
5º Gols feitos;
6º Número geral/total de cartões recebidos (amarelo, azul e vermelho);
7º Sorteio.

CONTAGEM DE PONTOS

Art.24º

Vitória = 03 pontos
Empate = 01 ponto
Derrota = 00 ponto

FORMULA DE DISPUTA

Art.25º

Primeira fase: Será disputada por 5 (cinco) equipes, todas presentes num chaveamento único. Para a próxima fase avançam os quatro melhores colocados, somente com um eliminado.

Segunda fase: Disputa entre os quatro equipes no sistema eliminatório (mata-mata), em jogo único. Sendo, baseado na colocação dos grupos, o 1º x 4º e 2º x 3º - cujo a ordem das partidas deverá ser essa, a não ser em caso de pedido de alguma equipe, se houver a concordância da maioria das equipes e Comissão Organizadora.

Terceira fase: Segue no sistema de play-off. Ela será aberta pela disputa do terceiro lugar, disputada entre os perdedores da fase anterior. Em seguida ocorrerá a grande decisão, entre os vencedores dos confrontos anteriormente citados.

PREMIAÇÃO

Art.26º - Apenas as três equipes melhores colocadas serão premiadas, da seguinte maneira (podendo haver alteração):

1º Lugar: Medalhas + troféu rotativo com placa de campeão e quadro (sendo ele personalizado, contendo a imagem e nome da equipe campeã, e que ficará sobre posse da SOCAMI, que irá colocá-lo a mostra);

2º Lugar: Medalhas;

3º Lugar: Medalhas;

Art.27º Será premiado individualmente o artilheiro, goleiro menos vazado e destaque competição com troféu. A Comissão Organizadora também poderá alterar alguma premiação, incluir ou tirar.

Art.28º As equipes também serão premiadas, com os troféus Fair Play (avaliada pela Comissão Organizadora) e Disciplina (menor numero de cartões, com critérios de desempate a julgar pela Comissão).

DOS CASOS OMISSOS

Art.29º - Os casos omissos a estas premissas e as normas oficiais lavradas neste regulamento serão resolvidos e publicados pela Comissão Organizadora, que tem autonomia e soberania reconhecida para tal.

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